Páginas

terça-feira, 20 de maio de 2014

A origem de Gandalf, o cinzento/branco


Um dos personagens mais marcantes da literatura e da tela do cinema, este é Gandalf.
É também o personagem mais querido das obras de Tolkien, os fãs não somente o admiram, querem ser ele, e é fácil ver por quê: Ele é sábio, é bondoso, é forte, criou um dos bordões mais usados na história do cinema (YOU SHALL NOT PASS!), nas horas vagas ele é conhecido como Magneto e, sem deixar por menos, é muito engraçado.
O que muitos fãs dos filmes de lotr não sabem é da sua verdadeira origem, e hoje o Entre a Capa e o Livro trouxe uma matéria especial sobre o nosso querido Gandalf.

Durante uma viagem na Suíça, Tolkien encontrou um cartão postal que mostrava um montanhês de barba branca, usando uma capa e um chapéu de aba larga. Essa imagem desencadeou a criação de Gandalf.
A pintura foi feita no final de 1920, pelo artista alemão Josef Madlener.
A pintura original foi leiloada na Sotheby's em Londres no dia 12 de julho de 2005, por 84,000 libras.
Confira a pintura na imagem abaixo:

O que muitos não sabem também, é que Gandalf foi inspirado no mais poderoso deus da mitologia nórdica, Odin.
No entanto há diferenças importantes entre os dois:
* Odin é muitas vezes cruel até mesmo bárbaro. Gandalf sempre demonstra compaixão e clemência.
* Odin gosta de tesouros. Gandalf não se interessa por riquezas.
* Odin nunca foi interpretado por Ian McKellen. Gandalf sim.
O que Tolkien afirmou certa vez: Gandalf é "odínico", querendo dizer que é semelhante a Odin, porém não exatamente igual (The Letters of J. R. R. Tolkien, pág. 119).
Uma das inpirações em Odin, é o próprio cavalo de Gandalf: Scadufax.
Scadufax, o cavalo de Gandalf, era a mais veloz montaria da Terra-média, Odin cavalgava o cavalo mais rápido da mitologia nórdica, Sleipnir, de oito patas (Fórmula 1 é para os fracos, comparado a uma corrida de Scadufax contra Sleipnir).

                                           A Verdadeira Origem de Gandalf:

Gandalf se intitula um mago, pois não lhe é permitido revelar o seu verdadeiro ser.
Os Valar (espíritos angélicos que formaram o mundo), ordenaram-lhe que fosse misterioso. Ele lhes obedece porque está de fato trabalhando para eles.
Tolkien explicou em cartas aos leitores, que Gandalf é na verdade um anjo, enviado à Terra-média numa missão. Os Valar querem ajudar as criaturas da Terra-média a pagarem o dízimo resistir contra Sauron e assim mandam espíritos para a Terra-média para incitá-los delicadamente. Gandalf e alguns outros anjos, chamados coletivamente de Istari, compartilham essa tarefa (Saruman era um deles antes de ser possuído pelo ritmo ragatanga se tornar servo de Sauron).

Mesmo sendo um anjo, Gandalf não é perfeito nem possui o conhecimento de como a história acabará. E ele, como os demais membros da Sociedade, está sendo testado. Ele passa pelo teste quando se sacrifica em batalha contra Balrog, de modo que seus amigos possam escapar. Morre de fato, pois os corpos dados aos Istari para ocultar suas identidades os tornam tão vulneráveis como as outras criaturas, mas, por causa de seu ato generoso, seu espírito é posto em um novo corpo e recebe alguns xp's poderes ainda maiores do que antes. O que os seu amigos percebem sua nova aparência porque ele é um novo ser.

Diga-me o que achou do blog e qual próximo tema você gostaria de ler aqui no Entre a Capa e o Livro, escrevendo nos comentários abaixo.
Você pode postar seus poemas e contos aqui no blog, basta entrar em contato.

"Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. 
Você pode dar-lhe a vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar
 alguém à morte.
Pois mesmo os muitos sábios não conseguem ver os dois lados." - Gandalf




Nenhum comentário:

Postar um comentário